2006/03/28

No dia das eleições de Israel

Uma questão muito actual, no Quase em Português, um blogue que não conhecia e a que cheguei via o Franco Atirador, em dois textos muito lúcidos: Combater o Anti-semitismo: Teoria e Prática e Linguagem draconiana e anti-semitismo. A fazerem-me lembrar os tempos áureos do BdE...

8 comentários:

MP-S disse...

Filipe, o QeP e' bem capaz de ser o melhor blogue que anda por ai'. Se nao for o melhor, anda la' perto. Os melhores debates da blogoesfera (que eu conheco) passam-se la': a malta concorda, discorda, muda de ideias, e o mais importante e' que, por vezes, me levam mesmo reconsiderar e reformular as minhas proprias premissas.

MP-S disse...

Enganei-me... queria escrever o comentario no post acima...

MP-S disse...

Hoje nao estou bom... na verdade, era mesmo neste post. Desculpa o ruido.

Ana Miranda disse...

Uma questão actual, de facto, mas nem sempre debatida da melhor forma, e o debate pode ser totalmente diferente, dependendo de quem está a debater. Coisas complexas, pois.

Como esperava, por exemplo, seguindo pelo magnífico blogue do Lutz para os comentários e links de quem ali anda a opinar, aterra-se em lugares onde se lê mensagens do racismo mais grotesco e boçal (a começar pelo blogue citado pelo Lutz nesse post). Às tantas, quando já se está a brincar com o tamanho do nariz dos judeus e se fala assim num tom "leve e descontraído" sobre coisas sérias como os esterótipos rácicos, confesso que não me resta paciência nem estômago para continuar. Mas descobri um blogue muito interessante, neste endereço: http://conversa2.blogspot.com/
Vale a pena lá ir espreitar.

Muito diferente foi a tua abordagem do assunto no BdE há dois anos atrás. Falavas na primeira pessoa, com conhecimento de causa e sem a mais leve sombra de preconceito de qualquer tipo, do "lobby" pró-israelita nos media americanos, e de como este condicionava totalmente o debate à volta do conflito israelo-palestiniano ou a percepção americana sobre o Médio Oriente. Confesso que gostei do que escreveste então, até porque me parecia que, na blogosfera lusa da época, havia um número inacreditavelmente grande de gente a alinhar pelo tal "lobby". Não admira a barulheira que veio depois, e na qual estiveste muito bem ;)

Filipe Moura disse...

Miguel e Ana, obrigado pelos comentários e sugestões. E pelo link, Ana! São tantos blogues! ...

MP-S disse...

Concordo com a Ana: o blogue da Helena (Dedos de Conversa) e' tambem um excelente blogue!

Filipe Moura disse...

Do que li também achei muito bom, sim.

Lutz disse...

Muito obrigado pelo link, e pelas palavras simpáticas, Filipe.
E muito obrigado ao MP-S, que aliás é ele próprio um dos grandes "assets" do QeP, como comentador regular! Também no post em questão deixou lá um excelente comentário.
Obrigado Ana, também. O Dedos de Conversa é também dos meus preferidos.
Ainda estou a preparar uma resposta á Helena.