2006/11/06

Finalmente chegou o dia do concerto. E se eu não gostar?

Pouca música ouvia na minha adolescência. Limitava-me a ouvir o que estava nos tops e passava na Rádio Cidade, e nunca fui de comprar discos nem de os receber. Até que, no 12º ano, uma amiga minha me emprestou dois vinis muito antigos (dos pais dela) que viriam a mudar a minha vida: Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo e Chico Buarque e Maria Bethânia ao Vivo (o gravado em Portugal, com Tanto Mar cantada). Nunca me fartei de os ouvir até entrar para o Técnico, onde outro amigo meu me emprestaria mais vinis dos pais, ainda dos anos 60 e 70 (com A Banda lá metida). De seguida emprestou-me uma cassete com uma colectânea que incluía O Que Será, Construção e Vai Passar. Outra colega emprestou-me uma cassete com o concerto ao vivo em Paris (mais O Que Será, Vai Passar - finalmente eu percebia esta espantosa letra - e ainda João e Maria).
O meu amigo e ex-colega de blogue André finalmente abriu-me os horizontes para o Caetano Veloso no quarto ano de curso. Mas o importante é que durante quatro anos da minha vida eu praticamente só ouvi Chico Buarque. (Graças ao André, os quatro anos seguintes foram bem mais diversificados: passei a ouvir o Caetano sem deixar de ouvir o Chico). O Chico foi o meu primeiro ídolo, e ainda hoje para mim não há outro como ele.
Hoje há um concerto do Chico Buarque. Sempre sonhei com um concerto do Chico Buarque em que ele cantasse os clássicos, que eu sei de trás para a frente, para eu poder cantar com ele. Mas pelo que já li na imprensa e vi no YouTube, os clássicos serão reduzidos ao mínimo. Para além de se basear sobretudo no último álbum, o concerto vai buscar temas dos anos 80, sobretudo parcerias com Edu Lobo.
Só vi uma vez o João Gilberto ao vivo, em Nova Iorque, no Carnegie Hall. É provável que não volte a ver o João ao vivo, mas o concerto foi perfeito. Tudo o que eu queria. Tudo o que se podia querer.
Tenho receio de que este seja o último concerto do Chico Buarque em Portugal, como escreveu o João Miguel Tavares. E que não seja este o concerto que eu queria.
Hoje vou finalmente a um concerto do Chico Buarque. Há muitos anos que ando à espera deste momento. E estou nervoso como um caloiro que vai fazer um exame ou um virgem que vai ter relações sexuais. E se eu não gostar? Fará mais alguma coisa sentido?

1 comentário:

JV disse...

Não. Nada faz sentido.
Tu em termos musicais és um parolo. É só isso. Nada mais.