2006/06/22

Os anti-americanos e os anti-futebol

A propósito do comentário da Annie Hall ao vídeo dos Simpsons na entrada anterior, ocorreu-me o seguinte. É claro que neste vídeo os autores da série demonstram que não entendem o que é o futebol e nem a sua força. Só que são americanos. Seria interessante saber a opinião sobre este episódio de certa intelectualidade europeia, que despreza o futebol mas ao mesmo tempo detesta os EUA. É que o que vemos no vídeo é mesmo a opinião de muitos americanos sobre o futebol...

2 comentários:

annie hall disse...

Filipe , nem todos os intelectuais europeus destestam os EUA, alguns procuram compreender aquele país tão complexo .Dou-lhe o exemplo de Bernard-Henry-Levy com o seu "American Vertigo" de leitura facil e que poderia ser divulgado , assim como outros autores , para que este absurdo e um pouco ridiculo fosso que se está instalando entre a europa e a america termine.
Tb temos de concordar que a europa está ficando cada vez menos culta e pouco interessada em compreender seja o que seja.
Em relação aos simpsons , apenas revelam uma faceta da vida na america , observando e relatando com ironia e sarcasmo os aspectos menos positivos da sociedade americana e isso é talvez a causa do seu grande sucesso fora dos EUA.Concorda comigo?

Filipe Moura disse...

Annie, eu nao digo que "todos os intelectuais europeus detestam os EUA"! Felizmente, nem sequer e a generalidade. Refiro-me somente a "uma certa intelectualidade".
Quanto aos Simpsons, exageram e sao simplistas as vezes (como eu, como todos), mas sao um bom divertimento. Ha casos mais flagrantes de sucesso fora dos EUA e la dentro nem por isso - o melhor exemplo e o Woody...