2006/06/28

As janelas da Holanda

Na Holanda, os prédios têm janelas grandes. Como notava o meu orientador, parece que todos os prédios são construídos em função das janelas. Pode ser para aproveitar bem o sol, num país não muito soalheiro. Algumas das utilidades dessas janelas são óbvias e bem conhecidas (aquelas que têm uma luz vermelha por cima, e senhoras à mostra - senhores, mesmo vestidos de senhoras, se a luz for azul). Mas e que dizer das casas particulares? Casas de família perfeitamente visíveis do exterior, de onde se pode olhar para salas de jantar com pessoas a verem televisão ou a tomarem refeições e, por vezes - garanto-vos - para dentro de quartos de dormir? Tudo sem persianas e por vezes sem cortinas?
É uma herança calvinista, sem dúvida. Os holandeses não se confessam, e por isso precisam de demonstrar quotidianamente à sociedade que são pessoas virtuosas. Podem respeitar as liberdades de escolha e de estilo de vida de cada um, mas tal não significa que não o julguem. A "abertura" da sociedade holandesa tem muito que se lhe diga.

5 comentários:

JSA disse...

em cheio filipe, em cheio. os holandeses são dos mais tolerantes do mundo, mas também são dos que mais julgam os outros. gosto do país, mas confesso que a seguir a terminar o doutoramento espero não ficar.

Luis disse...

Bem dito seja Deus por vocês não conhecerem as vizinhas da minha avó paterna!

Emiéle disse...

Nunca tinha imaginado essa interpretação para a falta de cortinas.
Claro que para um recato mais do sul é um pouco estranho, mas...

Filipe Moura disse...

Foi uma explicação que me deram, Emiéle. Qualquer estrangeiro fica de boca aberta com aquelas janelas e aquela falta de privacidade.

Luis disse...

Filipe:

Em Inglaterra é igaul.