2006/06/28

As janelas da Holanda

Na Holanda, os prédios têm janelas grandes. Como notava o meu orientador, parece que todos os prédios são construídos em função das janelas. Pode ser para aproveitar bem o sol, num país não muito soalheiro. Algumas das utilidades dessas janelas são óbvias e bem conhecidas (aquelas que têm uma luz vermelha por cima, e senhoras à mostra - senhores, mesmo vestidos de senhoras, se a luz for azul). Mas e que dizer das casas particulares? Casas de família perfeitamente visíveis do exterior, de onde se pode olhar para salas de jantar com pessoas a verem televisão ou a tomarem refeições e, por vezes - garanto-vos - para dentro de quartos de dormir? Tudo sem persianas e por vezes sem cortinas?
É uma herança calvinista, sem dúvida. Os holandeses não se confessam, e por isso precisam de demonstrar quotidianamente à sociedade que são pessoas virtuosas. Podem respeitar as liberdades de escolha e de estilo de vida de cada um, mas tal não significa que não o julguem. A "abertura" da sociedade holandesa tem muito que se lhe diga.

4 comentários:

JSA disse...

em cheio filipe, em cheio. os holandeses são dos mais tolerantes do mundo, mas também são dos que mais julgam os outros. gosto do país, mas confesso que a seguir a terminar o doutoramento espero não ficar.

Unknown disse...

Bem dito seja Deus por vocês não conhecerem as vizinhas da minha avó paterna!

Filipe Moura disse...

Foi uma explicação que me deram, Emiéle. Qualquer estrangeiro fica de boca aberta com aquelas janelas e aquela falta de privacidade.

Unknown disse...

Filipe:

Em Inglaterra é igaul.