2006/05/12

Durma-se com um software destes

Após duas noites muito mal dormidas a lutar com o Latex, terminei o ficheiro com a apresentação do meu seminário. Costumava dar seminários em acetatos (impressos), mas achei que estava mais do que na hora de me converter às apresentações electrónicas. Só que, com as fórmulas complexas que tenho que apresentar (e que nos artigos têm imperativamente de ser escritas no Latex), continuei a trabalhar neste software, procurando na internet os programas que me permitiriam fazê-lo. Só então vi bem (mais uma vez!) a paciência que é preciso ter com o software de distribuição gratuita (open-source). Não só existem mil e uma versões diferentes, como cada uma dessas versões tem instruções diferentes de instalação e utilização. Por vezes, a mesma versão em locais diferentes tem instruções diferentes.
Especificando: tinha a usar uma package do Latex chamada Prosper. O objectivo era obter um ficheiro .pdf todo semelhante aos do PowerPoint, só que com as fórmulas todas (e sem ser da Microsoft, o Bill Gates e coisa e tal). As intruções diziam que eu tinha que usar um comando chamado pdflatex. Instalei tudo e a coisa nada de funcionar. Aparentemente antes de ter instalada aquela package, tinha que ter instaladas mais não sei quantas packages. Que não tinha. (A instalação não é autosuficiente, portanto.) Todas essas packages existem para sacar em não sei quantas versões (sem nenhuma versão oficial, que no software de distribuição gratuita é coisa que não existe), e a package Prosper não funciona com todas essas versões. Falei com um colega (algo que deveria ter feito de princípio), que me disse onde poderia usar a tal package em Linux, já instalada (nos computadores da universidade), e que nunca deveria usar o pdflatex: teria de ser o latex normal, seguido de um comando chamado dvipdf -sPAPERSIZE=a4. Lá tive de me ligar aos computadores da universidade e acabar o trabalho lá. Tudo correu bem, mas muitas horas foram perdidas com estas "experiências". Cada vez que um tipo se mete com o software livre dá nisto - ou se é basicamente um engenheiro informático e se conhecem todos os comandos do Linux, ou perdem-se horas, dias, sem nunca se perceber o que se passa.
Finalmente outros dois colegas (com quem eu deveria ter falado à partida) revelaram-me que existe um conversor (de distribuição gratuita...) de Latex para PowerPoint, que permite usar este último sem ter que estar a reescrever as fórmulas todas. Palavra: eu tenho a maior simpatia por todo o software de distribuição livre, mas também tenho a maior simpatia pelo meu tempo (e já não tenho idade para fazer directas a trabalhar). Acho que me vou converter ao tal conversor.

Adenda: a ligação segura aos computadores da Universidade é feita pelo Putty, um simpático programa de ligação a uma máquina Linux a partir de um computador Windows. É um programa muito simples, de distribuição livre, e que se saca sempre do mesmo sítio. Já uso o Putty há anos e nunca me deixou ficar mal.

7 comentários:

Nelson disse...

He he he... pois, é bem feito! :P

Só que:
1. Latex é uma substância que serve para, entre outras coisas, fazer preservativos. LaTeX é o que tu querias dizer :P
2. LaTeX não é um programa, é uma linguagem. Ou melhor, é um conjunto de macros construídas numa linguagem que é o TeX. O programa será provavelmente, em Windows, o MiKTeX.
3. O problema não é a utilização de open source. O problema é a miríade de packages diferentes, todos feitos por pessoas diferentes e à partida, desenvolvidos a pensar em ambientes onde o LaTeX já está instalado (ambientes unix em universidades). Mas concordo contigo, um gajo meter-se a inovar em TeX é garantia de umas quantas noitadas às voltas com instalações... o truque é sempre perguntar primeiro a quem saiba. Se alguém já perdeu essas horas à procura, é tempo que poupas. Se ninguém sabe vais à procura. Daqui a uns tempos serás tu a dar a informação a outros.

Mas se queres usar aplicações mais "user-friendly" e que não são open source, podes sempre tentar escrever as tuas equaçõezitas em MS Equation (ficam lindas de morrer!), escrever os artigos em Word, fazer as apresentações em Powerpoint e por aí fora. :P

Filipe Moura disse...

«Latex é uma substância que serve para, entre outras coisas, fazer preservativos.»

De acordo...

«O programa será provavelmente, em Windows, o MiKTeX.»

Por acaso não, é o WinEdit.

«todos feitos por pessoas diferentes e à partida, desenvolvidos a pensar em ambientes onde o LaTeX já está instalado (ambientes unix em universidades).»

Exactamente. Só que quando não está é um problema. Acabei por falar com a única pessoa que conhecia. Tentei instalar tb na minha directoria, e não funcionava. O que valeu tb foi que em Saclay (um laboratório) tudo estava instalado de raíz.

«escrever as tuas equaçõezitas em MS Equation (ficam lindas de morrer!)»
Nem morto!

«escrever os artigos em Word»
Nunca seriam aceites.

Nuno disse...

Winedt é o editor de texto. Por baixo do WinEdt tem que haver um sistema de Tex/Latex, que provalmente, como disse o Nelson, é o MikTex.

Eu tenho vindo a utilizar o package prosper vai já para três anos e tenho me dado bem com ela, embora admita que não é perfeita, long disso.

É uma questão de hábito. Uma vez feita uma apresentação com o proper, as outras constroem-se facilmente.

Acho estranho que não tenha funcionado no Windows. Experimentaste fazer latex normal, seguido de dvips, e, só depois, o psp2pdf?

Hepácia disse...

Xiiii!!!! Tanta barbaridade junta...
É incrível como o software livre tem sempre as costas largas. As coisas não saem como a gente quer e pronto! É o software livre.
Não sabemos fazer as coisas e pronto! É o software livre.

Filipe Moura disse...

«Não sabemos fazer as coisas e pronto! É o software livre.»

Exactamente, Hepácia. O problema do software livre é que requer um curso de Informática! A malta do software livre, sendo bem intencionados, são um monte de nerds e geeks. Só eles sabem comunicar entre si.

Nuno, neste momento eu nem consigo olhar para aquilo... :) De facto o WinEdt é o editor, mas não vejo nada instalado a dizer MikTeX. Bastou-me instalar o WinEdt (um editor para LaTeX) e passei a poder compilar em LaTeX. No próximo seminário que eu tiver que preparar (em Julho), eu vejo isso. Mas diz-me só: tu usas o prosper em Windows?

Nuno disse...

Filipe,

eu uso o prosper em Linux, mas já o utilizei em Windows. Aliás, os documentos que eu produzo no Linux, também os consigo produzir no Windows com o Miktex.

Deves ter qualquer problem com as packages no teu sistema de Latex do Windows. Porque deveria funcionar.

Filipe Moura disse...

O meu sistema LaTeX em windows afinal e mesmo o MikTeX, eu e que ja nao me lembrava.
OK, estou a ver que no verao vou ter que pedir ajuda ao bio-fisico-informatico para instalar as packages correctamente. :)