2006/05/01

75 anos


aqui tinha referido que é necessário todas as (belas) cidades terem um edifício alto e feio, de onde se possa mirar a cidade sem se ter pena de não se estar a mirar esse edifício. Para isso Paris tem a Torre Montparnasse. O equivalente em Nova Iorque poderia ser o feioso Empire State Building, mas infelizmente nem assim se consegue deixar de ver o Chrysler Building (como se vê na fotografia - é o que está por trás), com uma cúpula ainda mais horrível. Nova Iorque está mesmo a precisar de um novo World Trade Center, de preferência tão bonito e tão sóbrio como o anterior.
Apesar de tudo o Empire State Building é um edifício feio mas simpático. Permite-nos vistas espectaculares do Central Park e do Harlem como mais nenhum, e ainda de New Jersey, de Long Island e do sul de Manhattan. As cores da cúpula variam consoante a data e a ocasião (ver aqui). A 7 de Setembro de 2001 eram verde e amarelo (dia do Brasil). A 10 de Junho de 2003, e durante essa semana, eram verde e vermelho (dia de Portugal). É um ícone geográfico e histórico e merece respeito. Faz hoje 75 anos.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Bonita, a lembrança. É talvez a cidade que mais amo neste mundo. Sempre achei os nova-iorquinos tão amáveis e calorosos como os irlandeses, coisa de que raramente se fala. E o Empire State foi das primeiras coisas que vi na América, ao sair da estação de comboio subterrânea, depois de viajar dez horas no Amtrak, desde Montreal. Senti-me num filme, ou num sonho, qualquer coisa do género...

Filipe Moura disse...

Divido-me nos amores entre Nova Iorque e Paris. E não conheço São Paulo...