2006/05/14

No jazz com o dissimulateur

Esta não ficou registada, mas garanto-vos que é verdadeira.
Em que estaria a pensar o Primeiro Ministro francês no sábado à noite? Estaria preocupado com o affaire Clearstream e com a possibilidade de ter que vir a abandonar o governo em breve? Estaria aborrecido por não se ter visto livre do seu rival Nicolas Sarkozy? Estaria apreensivo com o relatório que nesse mesmo dia o Libération publicava? Aparentemente não era em nada disso que Dominique de Villepin pensava.
No sábado à noite fui com amigos ao Festival Jazz à Saint-Germain-des-Prés, mais concretamente à Maison des Pompiers do 6ème, ali a St. Sulpice. O concerto era ao ar livre. E quem estava incógnito, no meio da multidão? Dominique de Villepin em pessoa, ouvindo a música, trocando sorrisos com a companheira que de vez em quando abraçava. Um grupo de vários portugueses e portuguesas, italianas e um dinamarquês poderão confirmar.
Surgiu a ideia de pedirmos (alguns de nós) para tirar uma fotografia com o senhor. (É curiosa esta nossa reacção - incluo-me no grupo. Nenhum dos franceses presentes queria ir tirar uma foto de Villepin, e não creio que os portugueses quisessem com Sócrates.) Eu fui mesmo incumbido de ir falar com o primeiro ministro. Diria qualquer coisa do tipo «Bonjour, mr. Villepin. Nous sommes un groupe d'étudiants portugais. Nous ne voulons pas protester...» Só que não havia máquina fotográfica. Ninguém tinha. Bem feita - eu deveria saber, deveríamos todos saber que em Paris anda-se sempre com uma máquina fotográfica.
O mínimo que posso fazer é tentar aqui reconstruir a fotografia que ficou por tirar. Eu estou mais abaixo, ao lado do Rochemback. O Sandro e o Rui estão aqui. Quanto ao Villepin, deixo-vos com a capa do dia do Libération, que ele próprio e todos os parisienses tinham visto antes do concerto em todas as bancas.

Sem comentários: