2006/05/18

Sem sair de Paris, rive gauche

Concordo com o Santiago (aqui e aqui) que faz sentido uma distinção entre áreas fundamentais e áreas aplicadas da ciência. Se a tecnologia é ou não ciência é pura semântica. Mas não é por acaso que nos governos da direita os ministros com a pasta da ciência eram engenheiros (um agrónomo e uma mecânica), e no actual e nos anteriores governos do PS o ministro da ciência é um físico "puro" (e não "aplicado").
Há áreas do conhecimento - e a área em que eu trabalho é uma - que não são, nunca serão, não podem ser autosuficientes financeiramente. Que requerem financiamento exterior, que ou virá de filantropos excêntricos - o melhor exemplo que eu conheço é o de Jim Simons - ou virá da sociedade. Dos nossos impostos. Não há volta a dar-lhe. Os governos da direita, e muitos dos liberais que escrevem na blogosfera, tenderão a desvalorizar a investigação fundamental, por não "criar dinheiro". Não podemos cair no erro de fazer o oposto, e considerar que, lá por outras áreas do conhecimento poderem gerar dinheiro por terem uma aplicação mais imediata, são menos importantes. Se são ou não "ciência", acho que tem que se arranjar outro critério que não simplesmente o modo como são financiadas... Eu confesso que me faz um pouco de impressão ver a invenção do transístor premiada com um prémio Nobel, mas já toda a área dos semicondutores requer a sua teoria, uma física nova, onde se descobriram comportamentos que não se conheciam antes. Toda a física da matéria condensada é uma história de avanço de braço dado da ciência pura e da tecnologia. Mas mesmo a física das interacções mais fundamentais, como a que se estuda no CERN, requer a tecnologia mais avançada. A participação de cientistas portugueses nas experiências do CERN, por vezes tão criticada por "cientistas" mais "aplicados" (aqui uso mesmo as aspas), requer um investimento por parte do governo, mas constitui uma oportunidade para muitas empresas portuguesas de tecnologia de ponta, que têm acesso a contratos que, se Portugal não fosse membro de pleno direito do CERN, não teriam.
Concluindo: em vez de se perder mais tempo dentro das ciências naturais (fundamentais ou aplicadas) a discutir o que é ou não "ciência", sugiro que se passe antes a discutir por que razão as humanidades são financiadas pelas mesmas entidades que a ciência, quando têm objectivos e critérios de avaliação totalmente diferentes. Creio que as humanidades deveriam ter um orçamento próprio, dependente do Ministério do Ensino Superior, claro, mas fora do da ciência. Este ponto, sim, creio que vale a pena discutir.

2 comentários:

Filipe Moura disse...

Obrigado, pa. Tu andas por Heidelberg?

Filipe Moura disse...

Obrigado pelo comentário, Santiago. A longo prazo muito do que agora é ciência pura encontra aplicações tecnológicas, mesmo que não seja esse o nosso fito. Mas podemos usar esse argumento, se nos derem o dinheiro em contrapartida. Tu pareces mais interessado em dizer a verdade às pessoas. eu estou mais interessado em ter dinheiro...
Quanto aos teus "dois grandes momentos". Não ponho em causa o papel do Marcelo Caetano, e acredito que muito melhorou nessa altura (de facto piorar não podia). Quanto ao papel do Cavaco, sabes quem era o Presidente da JNICT? Pois. O actual ministro! Quando ele foi demitido (pelo Sucena Paiva) as coisas não melhoraram, pois não? De qualquer maneira deve-se ao governo do Guterres a primeira grande aposta na ciência. Não se sabe bem para quê ainda. É isso que o governo do Sócrates vai ter que dizer.
Abraço e obrigado mais uma vez.