2007/03/21

Desde o tempo dos dinossauros que os carros andam a gasolina

Eu nunca fui particularmente entusiasta dos "Dias de...", artificialmente inventados e dedicados a causas com que nos deveríamos preocupar o ano inteiro. Mas um dos "dias" de que eu me lembro, quando era miúdo, era o Dia Mundial da Árvore, que na escola era sempre dedicado a questões ecológicas. O Dia da Árvore é hoje. (Também parece que é "Dia da Poesia". Mas não havia outro dia para ser "Dia da Poesia"?)
Faz hoje vinte anos que eu plantei uma árvore, um cedro, na Escola Delfim Santos, em Lisboa. Ainda hoje está de pé. Olho sempre para ele quando por acaso lá passo. Há vinte anos, as únicas árvores que aquela escola tinha eram duas oliveiras.
Para observar a data, escolhi uma canção adequada, mais ou menos da mesma idade: Nothing But Flowers dos Talking Heads. Aqueles que só a conhecem de uma versão ensossa do Caetano Veloso (num álbum já de si desnecessário), vejam o excelente clipe de vídeo original. Não se limitem a escutar a letra irónica: leiam bem todos os factos que lá aparecem escritos. Muitos deles não perderam actualidade. Years ago, I was an angry young man...

4 comentários:

JV disse...

Já plantaste uma árvore. Também já escreveste um livro. Só te falta mesmo fazer um filho!

Filipe Moura disse...

Nunca escrevi um livro, JV. A não ser que contes com a tese de doutoramento. Ou o blogue...

JV disse...

Tens que por a tua tese online. Por certo que é bem mais interessante que muitos livros publicados.

Filipe Moura disse...

Opá, não a vou pôr aqui... Se quiseres envio-ta por email, se estiveres interessado.