2006/12/07

Resposta a "Para o Diário de Notícias, Rómulo de Carvalho não existe"

Enviei o meu texto Para o Diário de Notícias, Rómulo de Carvalho não existe ao provedor dos leitores do Diário de Notícias. A resposta foi publicada na sua coluna semanal, na passada terça feira. Inclui um depoimento de Carlos Fiolhais, professor na Universidade de Coimbra. E é nesse ponto (e só nesse ponto) que eu reconheço que posso ter sido algo injusto, ao afirmar que "Rómulo de Carvalho não deixou sucessores em Portugal". Deveria ter feito a ressalva de que Portugal tem, hoje, excelentes divulgadores da ciência (Carlos Fiolhais é um deles). Porém, nenhum se dirige ao homem comum como público-base como Rómulo de Carvalho (é nesse sentido que eu escrevi que "não deixou sucessores"). Mas os tempos são outros, e espera-se que esse público, apesar de desinteressado pela ciência, seja um pouco mais educado do que era o público-base de Rómulo de Carvalho. O nível conceptual da divulgação científica subiu, e ainda bem. Mas ainda nos faz muita falta algo como a "Física do Dia a Dia" (é justo referir que o mais parecido com tal que eu conheço, da autoria de um português, é o livro "Física Divertida", do mesmo Carlos Fiolhais).

Destaco o depoimento do director do jornal, António José Teixeira:
"Todos os dias chegamos à conclusão de que poderíamos fazer melhor o nosso trabalho. Acontece em todos os ofícios. Recentemente, abordámos por duas vezes o centenário de Rómulo de Carvalho. Fizemo-lo com profissionalismo e qualidade, porventura sem nos determos com suficiência na sua obra científica. Pedimos depoimentos, nomeadamente de Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a sua faceta pedagógica. Recebemos, aliás, um elogio da família de Rómulo de Carvalho pelo trabalho divulgado. Concordo com o leitor quanto ao interesse em dar mais espaço à ciência."
Era mesmo esta última frase que eu queria "ler". Agradeço ao Provedor dos Leitores por ter concedido tanto espaço (uma página inteira no jornal, incluindo uma caricatura que, felizmente, não era da autoria do André Carrilho), o que mostra que deu importância a esta questão. E espero que o Director não se fique só pelas intenções.

PS: Apesar de vir identificado como tal, eu não sou "professor" (quem dera!). O erro deve-se provavelmente a eu ter enviado o texto do meu email profissional (e que é, de resto, o meu email pessoal há muitos anos).
PPS: O próprio "Diário de Notícias" noticiou a atribuição do Prémio Rómulo de Carvalho a Carlos Fiolhais, na secção "Pessoas", na penúltima página (indisponível na rede). O que não me parece mal. Gostei de ver um físico misturado com actores, cantores e políticos. E o texto estava muito bom.

2 comentários:

JV disse...

Tu já és professor sim senhor. Podes não ter ainda o título mas que ensinas melhor que muitos que já o têm, disso não há duvidas.

Filipe Moura disse...

Bondade tua, jv.