2006/10/22

Até sempre campeão


Schumacher, vamos sentir a tua falta.

1 comentário:

Nelson disse...

Alguns, meu caro, apenas alguns. Outros há que não vão sentir falta nenhuma... não me esqueço dos (muitos) casos da sua carreira, quer em disputas de posição levadas ao extremo e passando, por vezes, a barreira da legalidade (Schumacher-Hill, Adelaide 94, Schumacher-Villeneuve em 97, não me lembro onde) e do respeito pela vida humana (Schumacher vs. Hakinnen, Spa Francorchamps, não sei ao certo, terá sido entre 99 e 2001), aos vários atropelos pelas regras técnicas (com a Benneton em 94 e 96, com a Ferrari em 2001, 2003 e 2006, pelo menos), às manobras duvidosas, para dizer o mínimo (Mónaco 2006), às estratégias de vale tudo (Suzuka 99), etc, etc, etc...

Acabou a carreira de forma inglória, apesar de ter feito uma brilhante corrida. Traído por um motor na penúltima corrida, por problemas mecânicos e por um furo na última.

E para ti, que és ferrarista convicto e fan do Schumi, deixo-te uma reflexão: de longe (mas de MUITO longe), Fangio teve uma carreira mais recheada de sucessos. Vai ver as estatísticas e compara: 24 vitórias e 29 poles em apenas 51 corridas, 5 títulos em 8 temporadas.

E mesmo a comparação com Senna e Prost... enfim, podemos tentar comparar, mas não me parece que o teu "grande campeão" sobreviva a uma análise comparativa rigorosa (começando pela cláusula anti-Frentzen de todos os seus contratos, passando pela comemoração da vitória em San Marino em 94, etc...).

Mas sim, marcou uma era. 12 anos ao todo em que foi o grande domindador da Fórmula 1.

(desculpa lá o tamanho do comentário, estiquei-me um bocado...)