2008/06/11

O mercado das viagens de avião

Passei uma boa parte da manhã e praticamente a tarde toda à procura de uma boa tarifa para a viagem de avião que vou fazer para ir a uma conferência em Agosto. Isto é, uma tarifa que não me rebente com o orçamento, que é limitado e tem ainda que cobrir a inscrição e o alojamento. Perdi algumas boas tarifas instantaneamente (a sério), pois apareciam em várias agências. Outras só perdi aparentemente, pois só apareciam numa agência portuguesa quenão detecta as tarifas fechadas em tempo real. Mas, areditem, com a internet, comprar viagens de avião é pior do que jogar na bolsa! Deveria haver um índice para o preço da viagem ao destino X no mês tal.
Tal como há dois anos, quando fui a Berlim, o que me valeu foi o grupo Air France-KLM, e a agência de viagens (francesa) da SNCF. E os preços dos bilhetes de avião andam mesmo pela hora da morte. Mas com a a actual crise petrolífera isso já não deve ser novidade para ninguém.

3 comentários:

Tárique disse...

Quando li o título do artigo no leitor de rss pensei que ias escrever mais uma daquelas afrontas aos liberais, pedindo a regulamentação daquela vigarice dos preços anunciados serem inferiores aos verdadeiros. Tipo GRANDE PROMOÇÃO 50 EUROS FARO-ROTERDÃO (e depois vais a comprar e aparecem-te mais 100 euros de impostos).

Em forma de pergunta o artigo neste caso seria "se obrigarmos as empresas a colocar os preços verdadeiros, estamos a tirar a liberdade a quem?". Um post destes no 5 dias e era ver o Lavoura e o JCD a irem aos arames.

Abraço

Luís Aguiar-Conraria disse...

Filipe, se por acaso esse destino for a Suíça em finais de Agosto, avisa-me. Andarem por esses sítios nessas alturas e teria alguma piada conhecermo-nos no meio de umas conferências.

Filipe Moura disse...

Tárique, há uma lei (deste governo) que obriga a que o preço publicitado das viagens inclua todas as taxas, i.e. seja o preço final. Obviamente tal lei deu muitos protestos no Blasfémias.

Luís, vôo para Veneza, mas vou para a Croácia...
Abraços.