2008/06/03

Ir à Feira do Livro e não ver a Caminho nem a D. Quixote

Estava à espera de encontrar na Feira do Livro de Lisboa uma "Praça Leya" muito melhor que as outras supostas "barracas", muito mais vistosa, com muito mais espaço. Puro engano. A Leya representa algumas das editoras portuguesas com melhores catálogos (caso da D. Quixote e da Caminho). Por isso mesmo, anteriormente estas editoras tinham um merecido lugar de destaque na Feira do Livro, ocupando várias das tais "barracas" que são "todas iguais". Mas não: uma barraquita para a Caminho, duas para a D. Quixote, semivazias, apenas com as principais novidades. Das três ou quatro barracas que cada uma destas editoras costumava ocupar, a atafulharem com todo o seu catálogo, nem sinal. É para isso que eu e, creio, a maioria das pessoas vão a Feiras do Livro: as "novidades" encontram-se em qualquer livraria. Tanto barulho causado pela Leya e, afinal, o resultado é ir à Feira do Livro e não encontrar a Caminho e nem a D. Quixote. Se era esse o objectivo da Leya (desconfio que sim), poderiam ter dito logo, e escusavam de ter vindo com os estafados argumentos do "direito à diferença" e da "liberdade" contra o "igualitarismo" do modelo tradicional. Os "liberais" da Leya, sob o argumento hipócrita da "liberdade individual" de cada editora ter o espaço que quiser, não estão nada interessados na Feira do Livro. Tal como outros liberais falam muito mas não estão nada interessados na escola pública e nem no sistema nacional de saúde.
O José Saramago, que nos outros anos era presença obrigatória na Feira do Livro de Lisboa a dar autógrafos, este ano (segundo li) não vai lá nem um dia.
Para ler mais: Francisco José Viegas (subscrevo inteiramente este texto) e José Mário Silva.

8 comentários:

Luís Aguiar-Conraria disse...

Olha que o Saramago esteve lá há dois dias.

Filipe Moura disse...

Luís, quando lá estive no fim de semana passado estavam anunciados os autógrafos todos, e nenhuma sessão com o Saramago (estava o Lobo Antunes). Daí eu ter escrito o que escrevi, válido na altura em que escrevi :).

Luís Aguiar-Conraria disse...

sim sim. so estava a complementar a informacao. Saramago chegou em obvias dificuldades fisicas (amparado na esposa) e aguentou algumas horas e assinou centenas de livros (penso que nao exagero). Maior respeito pelos leitores e' dificil de imaginar.

Filipe Moura disse...

"Maior respeito pelos leitores e' dificil de imaginar."

De facto. Obrigado, pá.

Luís Aguiar-Conraria disse...

Confesso que nao consegui perceber os teus agradecimentos. Podes explicar?

Filipe Moura disse...

Quase que me apetece - aliás apetece-me mesmo - publicar este teu comentário na forma de post. Posso?

Filipe Moura disse...

Refiro-me ao comentário nº 3, claro.

Luís Aguiar-Conraria disse...

Claro que podes, importas-te apenas de acrescentar acentos e cedilhas?