Para quem, como é o meu caso, se questiona sobre
o que será feito do Luís, aqui têm uma bela pista: esta
iniciativa do Público, a que cheguei via
Nélson. Não se vê o nome dele na ficha técnica, mas eu diria que uma ideia destas só poderia sair
da cabeça dele.
10 comentários:
Estás só a atirar o barro à parede ou tens mesmo inside information sobre o assunto?
Se tiveres adivinhado eu contrato-te para meu contraespião! Dois bons palpites em 48 é impressionante.
Luis Oliveira aka Cona Verbosa
Eh pá, o meu nome não se escreve com acento no E. Já tive de me chatear com o estado português por causa disso, agora és tu? Nelson escreve-se assim, sem acentos nenhuns. E tenho uma certidão de nascimento que pode prová-lo!
Eu tenho um problema parecido com o meu nome, mas não embirro com quem quer acentuar, porque a grafia mais comum inclui de facto o acento.
A escolha é absolutamente ridícula.
A Capela dos ossos?
As torres São Gabriel e São Rafael?
O Oceanário?
A Praça do Areeiro?
O Cristo-Rei?
Fátima?
50% preconceito, 50% pretensiosismo.
Desacreditaram completamente a iniciativa.
Luís e Nélson, os vossos nomes em português têm acento (o "em português" é relevante no teu caso, Nélson). Se a tua certidão de nascimento não tem acento, está mal escrita!
JCD, concordo integralmente contigo. Mas não é pela "escolha de candidatos" que eu comparo a iniciativa às do Luís Rainha: é mesmo pela ideia (e é só uma brincadeira).
Filipe,
Estás estranhamente perto da verdade... Serei assim tão previsível, caramba?!
Quanto a isso dos acentos nos nomes, problema de que também sofro, pois o meu registo de nascimento mencionava a forma "Luiz", tendo sido esta mal adaptada ao BI, está aqui (http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=108) uma boa achega ao tema.
Filipe:
Vale a grafia que está na minha certidão de nascimento, que é Nelson, sem acento.
O Estado português concorda comigo e depois de um BI emitido com acento o BI seguinte já deixou de o ter após requerimento meu.
A minha certidão de nascimento não está mal escrita. Nelson foi o nome que os meus pais me deram. Não foi Nélson, foi Nelson. Nome esse que não é português.
Se não gostas, azar, o nome é meu, sou chamado como quero, não como tu achas que deve ser.
e já agora, há mais quem concorde comigo: http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=12528
Nelson, tens direito de reclamar que as pessoas escrevam o teu nome (TEU), que é diferente de qualquer outro português, sem acento. Não te podes espantar, porém, que o escrevam com acento, uma vez que "Nélson", em português, leva acento. OK?
claro que não me espanto quando escrevem "Nélson". Tu escreveste Nélson, como é costume escreveres, e eu disse que se escreve sem acento, infelizmente o tom de voz não se percebe facilmente pelo texto escrito, mas era mais a brincar que a sério.
Quem levou a questão para o MEU nome em particular foste tu quando disseste "Se a tua certidão de nascimento não tem acento, está mal escrita!".
Da próxima vez que me linkares se voltares a pôr acento volto a comentar ;)
Enviar um comentário