2008/01/24

Sobre a "teoria de tudo"

Convém esclarecer, como fiz nos comentários no Destreza das dúvidas: o autor do artigo que referi aqui (Garrett Lisi) tem um doutoramento e não é parvo nenhum. Nunca disse o contrário. O que me leva a referir o currículo (pouco ortodoxo) dele é para justificar o frenesim mediático que à volta dele se gerou. Só isso justifica o tal frenesim e não a sua “teoria”. O seu currículo, de facto, não conta para nada para avaliar a sua teoria. Mas para isso demos tempo ao tempo.
Para verem uma amostra do sentido de humor dos físicos de cordas, transcrevo o resumo do artigo-paródia "Theory of More Than Everything", cujos autores são acrónimos de quatro conhecidos físicos, um deles o meu orientador (o verdadeiro autor é este):
We derive a theory which, after spontaneous, dynamical, and ad hoc symmetry breaking, and after elimination of all fields except a set of zero measure, produces 10-dimensional superstring theory. Since the latter is a theory of only everything, our theory describes much more than everything, and includes also anything, something, and nothing.

Sem comentários: