2007/11/26

Miguel Sousa Tavares

Gosto do Miguel Sousa Tavares cronista e isso não é segredo para os leitores deste blogue. Tal não implica que eu goste do Miguel Sousa Tavares escritor. Não gosto e nem deixo de gostar - não tenho opinião formada. Sou selectivo com o que leio. Miguel Sousa Tavares é para mim o melhor cronista, mesmo quando eu não concordo nada com ele. Não creio porém que alguém pense que ele é o melhor escritor. Prefiro ler os melhores cronistas e os melhores escritores. Não perco uma crónica do Miguel Sousa Tavares, mas não vou ler um livro dele enquanto houverem Balzacs, Tolstois, Dostoiewskis e Saramagos para eu ler.

2 comentários:

JV disse...

Eu li o Equador e gostei. Também já li Balzacs, Tolstois, Dostoiewskis e Saramagos. MST merece bem o sucesso que teve com Equador. Nesta coisa das avaliações, a inveja e o preconceito são irredutíveis.

É falso dizer que o Equador é literatura light. O facto de ser um livro de leitura fácil, presumo que até uma pessoa com a 4ª classe o lê com facilidade, não o torna automaticamente menor.

Filipe Moura disse...

Eu não disse que o Equador era light, JV, atenção. Geralmente faço o "teste dos dez anos": se daqui a dez anos ainda se falar do Equador, então vale a pena ler. Até lá tenho para ler muitos livros que dão que falar há muitas dezenas de anos... (Sim , eu sei que me consideras culturalmente conservador.)