2007/07/30

Vale dos Caídos

Os amigos espanhóis que fiz no decorrer da escola torceram o nariz quando lhes manifestei a minha intenção desta visita. Mas, enfim, estava em El Escorial, e este é um dos grandes atractivos turísticos da região, por ser um local muito bonito e com uma bela vista. Foi só isso que me levou a visitá-lo. Infelizmente, não é só a bela vista que se pode desfrutar. Também há uma basílica, onde se encontram os túmulos de Francisco Franco e Primo de Rivera. Tudo foi preparado pelo ditador, ainda em vida, para evocar a sua vitoria na Guerra Civil e garantir a sua memória na posteridade. É dedicada a todos os que nessa gueraa morreram “em nome da Espanha e em nome de Deus”. Para cúmulo da humilhação, tudo o que refiro foi contruído pelos presos políticos do fascismo espanhol.
Isto passa-se num estado democrático membro da União Europeia em pleno século XXI. Como é possível? Há fracturas na sociedade espanhola bem mais profundas do que as associadas a certas medidas do governo Zapatero.

2 comentários:

Fátima Santos disse...

e é feio...se calhar por isso...

Unknown disse...

"Para cúmulo da humilhação, tudo o que refiro foi contruído pelos presos políticos do fascismo espanhol."

Por acaso, quando falaste no "El Escorial" lembrei-me logo do sítio que a fotografia deste post reproduz. Lembro-me que quando lá estive (e bem sei que isto é uma impressão subjectiva) achei aquilo tétrico até dizer chega.