2007/08/10

Comidas, La Casera e vinho

Entretanto uma das vantagens de Madrid é que se come muito bem, e por preços realmente acessíveis. As minhas melhores recordações de Madrid são de um magnífico rodovalho comido na Chueca. Também recordo com prazer umas iscas de fígado comidas no Madrid castizo, a tal minha zona preferida da cidade, entre a câmara municipal e a Praça Maior. Em qualquer dos casos incluía primeiro e segundo prato, pão, sobremesa (postre) e bebida. Tudo isto por oito euros. No Porto, talvez, mas em Lisboa já não se come assim. Em Madrid não se come assim em qualquer lugar: é preciso uma certa persistência e não se entrar no primeiro sítio que aparece (principalmente na Chueca). Mas acaba-se sempre por encontrar sítios como estes, onde se pode comer boa comida tradicional espanhola, excepto talvez nas imediações do palácio real. Com um pouco de paciência conseguem-se refeições notáveis.
Nestes sítios a comida é boa e caseira, só que é claro que o vinho não é de primeira. Mas bebe-se. Por defeito (sem que a peçamos) é-nos servido com uma garrafa de gasosa fresca, para quem a quiser misturar no vinho. Uma preciosidade espanhola chamada La Casera, que é pena que não seja mais divulgada em Portugal.

5 comentários:

Sandra Leite disse...

Oba,

Abril de 2008 confiro sua dica :-)

Filipe Moura disse...

Não há nada em Madrid que eu te recomende muito fortemente, Sandra. Viaja para outras cidades espanholas e, se puderes, vem a Lisboa... :)

Luis M. Jorge disse...

Não esquecer o marisco, Filipe, que é melhor e mais barato no meio de Espanha qe no litoral portuguÊs. A "Ribeira do Mino" (obviamente galega)na C. Fuencarral dá dez a um ao Ramiro por metade do preço.

Madrid é hoje uma cidade muito mais interessante que Lisboa, mas nunca tentarei desviar um comunista dos seus preconceitos.

Sandra Leite disse...

Madrid e Barcelona estão no roteiro.
Mas você acha que não iria para Lisboa? Com certeza. Amo vosso país. Estou quase portuguesa com esse "vosso" . LOL

Filipe Moura disse...

Luís, é verdade que o marisco é completamente sobrevalorizado em Portugal.
Há cidades que gosto de visitar mas onde não gostaria de viver: o paradigma é Amesterdão (e vivi lá uns meses). MAdrid é o oposto. Não gostei muito de visitar, mas não me importaria de lá viver. Deve ter qualidade de vida.

Sandra, cá te esperamos em Lisboa! (Acho que adoraria visitar e viver em Sampa.)