2009/03/01

O Avesso do Avesso – três anos num computador perto de si

Tudo começou numa quarta feira de Cinzas. Ainda esta semana, por falar nisso, clocarei aqui imagens do meu Carnaval. Entretanto obrigado a todos os leitores pela preferência.

5 comentários:

JV disse...

Parabéns.

João Branco (JORB) disse...

Parabéns, Filipe!

Unknown disse...

Parabéns!

Diogo disse...

O objectivo principal do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (casos de Auschwitz I e III) mas sim de exterminá-los.

Os prisioneiros eram trazidos de comboio de toda a Europa ocupada pelos alemães, chegando a Auschwitz-Birkenau diariamente. Na chegada ao campo, os prisioneiros eram separados em dois grandes grupos –aqueles marcados para a exterminação imediata, e os que fiavam registados como prisioneiros. O primeiro grupo, cerca de três quartos do total, era levado para as câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau em questão de horas; este grupo incluía todas as crianças, todas as mulheres com crianças, todos os idosos, e todos aqueles que, após uma breve e superficial inspecção pelo pessoal das SS, não se mostravam em condições de trabalhar.

Contudo, viviam crianças prisioneiras em Auschwitz e cerca de 700 crianças foram libertadas do campo de Auschwitz pelas tropas soviéticas em Janeiro de 1945.

O que poucos sabem é que existia uma maternidade em Auschwitz e uma parteira que ajudou a dar à luz 3,000 bebés.

Uma maternidade em Auschwitz

Filipe Moura disse...

Obrigado, JV, João e Luís.