2007/07/05

Maravilhas da gastronomia portuguesa

Antes do almoço: um conhecido hotel e restaurante de Coimbra pôs a votos as sete maravilhas da gastronomia portuguesa. As minhas escolhidas são: Leitão da Bairrada, Cabrito Assado, Bacalhau à Lagareiro, Arroz de Marisco, Migas, Pastel de Nata e Ovos Moles de Aveiro. E as vossas?

10 comentários:

Girolamo Savonarola disse...

Leitão à Bairrada, Francesinha, Chanfana, Bacalhau à Lagareiro, Caldeirada de Peixe, Pastel de Tentúgal e Queijada de Pereira!

Filipe Moura disse...

Tudo muito para aí da tua zona... :)

JV disse...

Tripas á moda do Porto, Rancho, feijoada transmontana, arroz de cabidela, cozido à portuguesa, sarrabulho, pudim abade de priscos.

Tudo coisas ligeiras, portanto.

JSA disse...

das opções apresentadas:

bacalhau à lagareiro, cozido à portuguesa, queijo da serra da estrela, pastel de nata, alheiras de mirandela, sardinhas assadas e arroz de marisco.

se pudesse colocaria outras opções à escolha ainda: arroz e salada de polvo, bacalhau assado, feijoada à transmontana, feijoada à alentejana, bucho, chanfana, sarrabulho, tripas à moda do porto, caldeirada de peixe, lulas grelhadas, chocos grelhados com tinta, lulas gratinadas (não sei se será português, mas gosto) e provavelmente mais uns outros que agora não me vêm à memória. destes teria de colocar a feijoada à transmontana e a salada de polvo nas escolhas. os vinhos deveriam fazer parte, mesmo que sejam para beber.

Filipe Moura disse...

Eu de facto restringi-me ao que era apresentado. Tenho problemas de consciência de ter deixado de fora a sardinha assada. Trocava-a com o cabrito, talvez. As sardinhas até foram cantadas pela Amália...

Joe Strummer disse...

pezinhos de coentrada, arroz de pato,
pataniscas de bacalhau c/arroz de feijão, cozido e carne de porco alentejana.

pjv disse...

sem duvidas... leitão... da mealhada claro!

Logros disse...

Excelente ideia!

Já a vi referida noutro blogue.
E fiz um post alusivo no meu bloguermita.
À vossa!

V.

Pedro Correia disse...

Essa dá pano para mangas... Também vou tratar disso no Corta-Fitas. Para já, leitão assado e cabrito são "incontornáveis", como agora se diz. E o pastel de nata também.

Filipe Moura disse...

Sem dúvida, Pedro. Mas continuo com problemas de consciência pelas sardinhas assadas.