2006/04/11

Vénus

Agora que a sonda europeia Venus Express acabou de entrar em órbita em Vénus, podem ver-se muitas curiosidades sobre este planeta no Klepsýdra. Sabiam que neste planeta o dia é maior do que o ano? Eu não sabia e fiquei de boca aberta.
Quando era miúdo tinha um livro para crianças sobre o Universo onde informavam que quatro anos em Mercúrio eram um ano terrestre, e um ano em Plutão eram 248 anos terrestres. Numa figura apareciam um bebé de um ano a soprar um bolo com quatro velas em Mercúrio, e um senhor de 248 anos a soprar uma vela em Plutão. E se em lugar de compararem os anos tivessem comparado os dias?
(Já agora, julgo que um ano em Vénus dura cerca de metade de um ano na Terra. Menos de um dia em Vénus.)

4 comentários:

Unknown disse...

pior que isto só o clima inglês, ou os meus ritmos circadianos ... talvez seja um venusiano

JSA disse...

por acaso sabia. mas se não me engano, ainda que o ano venusiano seja mais curto que o terrestre (e mais longo que o dia), creio que anda nos 250 dias (terrestres) ou algo do género. sempre foi das coisas que me fascinaram,na verdade...

Filipe Moura disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Filipe Moura disse...

É provável que tenhas razão, João. Citei de memória. Quem quiser os dados exactos que vá à wikipedia. Os meus são só aproximados. Eu não tenho tempo para mais. Fica aqui só a sugestão.