2008/12/16

A arte para o povo explicada aos velhinhos que gostam de elites

Rómulo de Carvalho escreveu “Física Para o Povo”:

fpp_rc

Paul Krugman fala de economia para o povo (via João Pinto e Castro).

Herman José fez “Cozinho Para o Povo”:



Googlei “arte para o povo”. O primeiro resultado da pesquisa foi Diego Rivera, o famoso pintor mexicano que gostava que a sua arte estivesse em sítios públicos para poder ser contemplada por todos. Por isso Rivera (e muitos dos seus contemporâneos mexicanos) gostava de pintar sobretudo murais.

Rivera demonstra que querer tornar a arte acessível a todos não implica necessariamente ter que fazer concessões. É conhecida a história da sua disputa com Nelson Rockefeller, a propósito do mural que o milionário lhe encomendou para o Rockefeller Center em Manhattan. Rivera queria incluir a figura de Lenine no mural; Rockefeller recusava, mas Rivera incluiu-a à mesma. O mural nunca chegou a ser exposto em público e acabou por ser destruído. A história é conhecida: foi contada por exemplo no filme Frida. Um filme de Hollywood. Outro exemplo de “arte para o povo”.



“A massificação destrói a “aura” que envolve as obras de arte”, escreveu alguém num comentário no Cinco Dias. Façamos disto uma causa: destruir a aura da arte elitista. Destruir a aura das elites.

2 comentários:

tca disse...

Ola´ Filipe,

nao te esquecas que a nova edicao do "Fisica para o povo" nao tem este titulo, passou a ser "A Fisica de todos os dias". Um titulo ideologicamente mais levezinho :)

Quanto as auras o "povo" tb tem a sua!

Quanto ao elitismo na arte nao sei mas na ciencia ele e comum e em certos circulos ate insentivado.

A massificacao destroi muita coisa tem um efeito de "averaging out", tornando igual o que e fundamentalmente diferente.

P.S.

Desculpa a falta de acentos...

tca disse...

So mais uma coisa,

a ideia do Romulo de Carvalho nao era destruir auras como se pode ver explicitamente neste excerto...