2007/05/08

Smoke/don't smoke: a minha sentença

Sucedem-se as opiniões - 1, 2, 3 - sobre a proibição do tabaco em espaços fechados por parte de pessoas que eu respeito. Sobre este assunto, cheguei a uma conclusão: tenho muitas dúvidas em alinhar definitivamente por um dos lados. Vejo fundamentalistas dos dois lados. Mas quer fumar quer ir ao restaurante são hábitos burgueses. Nada com que alguém de esquerda se deva preocupar muito. Não vou perder muito mais tempo com o assunto.

3 comentários:

Nelson disse...

Olha, eu sei que lado da questão escolho. Sou fumador há 13 anos, fumo 2 maços por dia (1 maço por dia ao fim de semana ou em férias) e não vejo nenhum problema em ser proibido de fumar em restaurantes e outros estabelecimentos. Quero fumar, vou à rua. Se gosto de beber a bica acompanhada com um cigarro? Claro que sim. Mas demoro cerca de 20 segundos a beber a bica e 3 minutos a fumar um cigarro. Não percebo a importância exagerada de fazer as duas coisas em simultâneo. Bebo o café e depois fumo um cigarro. Ou então fumo um cigarro e depois bebo a bica.

Quando proibiram o fumo nos aviões também chateou, sobretudo nas viagens longas. E apesar de custar um bocado, não me incomoda (embora preferisse que houvesse uma sala de fumo no avião, fechada, mesmo que se tivesse de pagar para a usar).

As opiniões dos fumadores que tenho ouvido são de ir às lágrimas! Falam no direito a fumar como se fosse apenas um direito à escolha. Quem leva com o meu fumo é que não tem escolha. E é tão fácil sobrepor o meu direito à escolha ao direito à escolha de outros. É fácil mas não é muito bonito. Mas é fácil.

JV disse...

Gostei de te ver no cinco dias. Fiquem sem saber se és fumador. Eu fumo religiosamente 4 cigarros por dia.

Filipe Moura disse...

Já tinha respondido (um comentário que envolvia a Esmeralda Sousa Dias, que tinha entrado na sala de computadores). Os computadores estiveram em baixo no IST e o comentário perdeu-se. Se calhar foi melhor assim.
Como disse há fundamentalistas de ambos os lados...
JV, sou capaz de fumar socialmente, muito esporadicamente. Praí num ano o que fumas num dia... Digamos que não fumo.