2006/11/13

Tão boas séries, tão má televisão

Tanto elogio os artigos do João Miguel Tavares que há-de chegar sempre um dia com um contraexemplo. Esse ocorreu na semana passada, com o artigo Tão boas séries, tão má televisão, onde contrapõe a (falta de) qualidade das séries do horário nobre dos nossos canais de sinal aberto com a excelência das do canal americano HBO. Mas antes de entrar em comparações infundadas, convém perguntar ao João Miguel duas coisas. Saberá ele que o canal HBO é de subscrição paga (e bem paga)? Conhecerá ele a programação dos canais americanos de sinal aberto durante o horário nobre? Só esta pode ser comparada, e não fica muito longe da portuguesa. Lá como cá, quem quer boa televisão paga-a.
A única coisa que a televisão portuguesa tem má (muito má) é o total incumprimento de horários, directamente relacionado com a extensão absurda dos telejornais. Tudo estratégias de contraprogramação. Aí, sim, temos um bom retrato do país que somos.
Fossem os horários cumpridos e eu não me importaria nada que as boas séries (como as da HBO) dessem às três ou quatro da manhã. Hoje em dia um videogravador já não se pode considerar um luxo.

3 comentários:

JSA disse...

Podes ter razão Filipe, mas isso não explica tudo. Aqui na Holanda tenho os canaizinhos a passarem essas séries quase todas (não conheço o Deadwood nem o Carnivàle) e nem por isso são pay-tv. Estão no cabo e não sei se estariam em sinal livre, mas a verdade é que já ninguém enfia a antena no cimo da casa (OK, ainda há quem o faça). Ainda assim estão aí todas.

Não as vejo, mas é por opção, por não ter muita paciência para seguir todas as semanas os novos episódios. Reconheço-lhes contudo a tal qualidade. E não preciso de pagar nada de extra por elas. Estão no pacote mais básico disponível.

Se há má televisão em Portugal é antes porque os programadores decidiram gastar pouco dinheiro para maximizar os lucros. Duvido que uma Floribela ou uns Morangos com Açúcar custem muito a fazer. São os mesmos cenários de todas as novelas e está o assunto arrumado. Depois disso é só convencer a povalhada que aquele estrume é precisamente aquilo que querem.

Nelson disse...

HEY! Porque é que tu já tás no Beta e eu ainda não? Também quero ter tags no blog! :(

quanto ao artigo não tenho nada para dizer mesmo. isto é pura inveja porque já podes ter tags.

Olha, afinal, resolvi ler o comment acima e já tenho algo para dizer: os Morangotangos são um clone da Malhação da Globo, a Horribela é um clone de uma novela venezuelana.

Filipe Moura disse...

"os programadores decidiram gastar pouco dinheiro para maximizar os lucros" - ó João, isso é o que toda a gente faz! Não podes exigir a uma televisão privada que eduque o povo, ou podes? Por isso tens a pública - que eu defenderei sempre. E se queres qualidade - que custa dinheiro - tens a subscrição. Comparando com jornais, não podes exigir ao Metro que seja o Público.

Nélson, sucede aos melhores! Eu limitei-me a entrar no blogger. Perguntaram-me se queria entrar e eu disse que sim! Espera que lá chegarás...