2006/05/02

Soy loco por ti América

Restaurante hispânico encerrado em Dallas, no 1º de Maio, por solidariedade para com os imigrantes. A nota está escrita em espanhol e inglês.

Enquanto vivi nos EUA os feriados eram diferentes, não só obviamente os nacionais mas mesmo os religiosos - onde eu vivi prestava-se menos atenção aos feriados cristãos e mais aos judeus, e isso era natural. O que me fazia confusão era não se celebrar o 1º de Maio - o "dia do Trabalhador" nos EUA é a primeira segunda-feira de Setembro, um feriado para se passar em família antes do regresso às aulas e... ao trabalho. Não compreendia e nunca aceitei como poderia não se celebrar este feriado, principalmente tendo em conta que as suas origens ocorreram em território americano, com trabalhadores americanos. Aquele país não quer saber mesmo nada das lutas dos trabalhadores e da duração das jornadas de trabalho.
(Não é bem assim: existem sindicatos nos EUA, e não me admiraria que a taxa de sindicalização dos trabalhadores fosse bem superior a em Portugal. Simplesmente actuam de outra maneira.)
De qualquer maneira, não se celebrar o 1º de Maio não me parecia digno de um país civilizado.
Ao mesmo tempo, do que eu mais gostava nos EUA era da forte presença imigrante, que traz àquele país características únicas. Os "americanos" não existem; vêm de todo o mundo. E a grande força dos EUA sempre foi o abrir-se à imigração. Dentro desta, merece particular destaque a imigração hispânica, os "latinos". Foram os que eu conheci de mais perto.
É com um sentimento de alívio que eu vejo os "latinos" a manifestarem-se nos EUA, a demonstrarem a sua força e a sua importância, e a escolherem para essa data - certamente não por acaso - o 1º de Maio. Talvez no futuro o 1º de Maio venha a ser recordado não só como o dia do Trabalhador mas também como o dia do Imigrante. Vejo estas manifestações e imagino o meu sonho a cumprir-se - a língua espanhola a civilizar aquele país. Uns EUA sem perderem as suas características - o voluntarismo, o optimismo, a confiança, a ambição, o trabalho, ... mas "latinizados". O mundo só teria a ganhar com isso.

Sem comentários: