2006/06/14

Onde estão?

Este é um tipo de texto que eu não gosto de escrever; não ando aqui para patrulhar ninguém. Mas já que, enquanto estava no Blogue de Esquerda, várias vezes fui "vítima" dele, aqui fica uma pequeníssima dose do remédio para quem o costuma prescrever.

Uma operação militar israelita contra uma praia na Faixa de Gaza provocou ontem a morte de dez civis palestinianos, entre os quais um casal e os seus três filhos. O ataque provocou ainda 30 feridos. Num outro incidente, morreram mais três palestinianos, o que eleva para 14 o número de mortos em ataques israelitas em menos de 24 horas.


E onde estão as condenações por parte dos blogues de direita? Onde estão eles, que não dizem nada? A única reacção que li, apesar de condenar o incidente, tenta legitimá-lo face à reacção do Hamas. Alguém duvida que se os mortos fossem israelitas, ninguém os calava? Não quererá isto dizer que, para os blogues de direita, uma vida israelita vale muito mais do que uma vida palestiniana?

5 comentários:

Nelson disse...

mas eu pensava que isso era um facto aceite à partida, o valor da vida humana flutua em função dos mercados cambiais...

RioDoiro disse...

Alguns orgãos de comunicação social referem não ter havido qualquer ataque, mas sim o rebentamento de minas (ou de uma - não me recordo) ...

Não é a primeira vez que os palestinianos provocam baixas próprias (isso é coisa que não os apoquenta absolutamente nada) para tentar obter dividendos políticos via comunicação social.

RioDoiro disse...

Aliás, na Palestina as vítimas são sempre civis, mesmo quando estão armadas até aos dentes.

RioDoiro disse...

É de dar uma olhadela a este link.

http://oinsurgente.blogspot.com/2006/06/pallywood.html

.

RioDoiro disse...

O que se tem passado, é que os palestinianos têm abusado das "encomendas", com a conivência da generalidade da comunicação social, e tem sido de tal forma que as "encomendas" acabaram rebentando pelas costuras.

As "encomendas" fazem parte da arte da guerra. Mas quem as usa sabe que são um pau de dois bicos: no momento em que são desmascaradas resultam em sentido contrário. Parece ter sido o caso recente do ataque israelita a um carro que por sua vez terá feito disparar um ou mais mísseis transportados nesse carro, misseis esses que, por sua vez, provocaram vítimas civis. Alguns (poucos) orgãos de comunicação social aventaram esta possibilidade como uma hipótese, os restantes veicularas a posição dos palestinianos sem interrogações. Nem um caso nem outro podem ser confirmados independentemente, mas a versão palestiniana é facilmente aceite como verdadeira ...

Pela versão israelita, o ataque israelita terá provocado vítimas somente dentro do carro, sendo as restantes resultantes do disparo dos mísseis transportados nesse carro. A versão palestiniana refere que todos os mortos foram provocados pelos israelitas. Há uma substancial diferença entre versões, mas a palestiniana raramente é posta em causa. Por alma de quem?

Se a este cenário se acrescentarem as histórias absolutamente inventadas pelos palestinianos mas veiculadas sem qualquer hesitação pela comunicação social, percebe-se o descrédito em que os palestinianos vão caindo.

As “encomendas” anteriores aliadas, neste preciso momento, às acçõres em que facções palestinianas claramente se degladiam, vêm tornar clara a alta probabilidade de ausência de escrúpulos em provocar vítimas civis próprias para efeitos de propaganda.