2015/02/28

A minha ficção científica

Este fabuloso livrinho, que incluía logo a abrir uma notável história do grande Carl Barks chamada "Os Micropatos do Espaço."

Este outro fabuloso livrinho, que incluía uma história em que o Pateta e o sobrinho viajam ao passado para tentarem alterá-lo... e finalmente descobrirem que o passado é imutável. Li-a com seis anos e nunca me esqueci dela, nem quando estudava relatividade no Técnico. Também vim para física por culpa deste livrinho.

Na morte do dr. Spock

Entretanto toda a gente se despede daquele ator do Star Wars. (Ou Star Trek? Nunca distingui.) Lamento pelo senhor, mas quanto a ficção científica sempre fui como o Carl Sagan: "A ciência é muito mais excitante que a ficção científica. E tem a vantagem de ser verdadeira." Pasmo com a quantidade de fãs que a ficção científica tem, e questiono quantos desses fãs saberão as leis de Newton? Da termodinâmica? De Faraday?

2015/02/02

As tendências dos desportivos



Sabe-se que cada um dos três jornais desportivos tem uma preferência por cada um dos três grandes. Hoje é um daqueles dias em que, olhando para as respetivas capas e vendo o "animal" mencionado em cada manchete, isso fica perfeitamente demonstrado.